quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Toledo, o encanto da convivência

Toledo nasceu uma cidade medieval, dentro de imensas muralhas. Numa determinada época de sua história as três principais religiões - cristianismo, judaísmo e islamismo - conviveram em harmonia. Ela é patrimônio da humanidade e faz parte da rota oficial de Dom Quixote, pois é a capital de La Mancha.

Os guias de viagem, em geral, referem-se ao passeio Madri-Toledo como um bate-e-volta. Bem, eu considero que merecemos um pouco mais que isso, pelo menos dois dias, pois a história e a cultura lá presentes não são tão triviais assim. Toledo é maravilhosa! Merecemos dar-nos o presente de apreciá-la.


O trem que sai de Madri, da Estação de Atocha,  leva cerca de 30 minutos. De ônibus demora um pouquinho mais, além de ser menos charmoso. Estação de trem em Toledo (fotos abaixo).


Toledo fica às margens do rio Tajo que, em Portugal, recebe o nome de Tejo.




Pelas ruas estreitas, as descobertas e o encantamento ocorrem a todo momento.

 


O pintor El Greco teve residência na cidade. Toledo e seus acontecimentos também inspiraram o grande pintor grego. Quando lá estive, a casa estava em reforma. Frustrante!


Um comentário:

Impressões Amazônicas disse...

Toledo é fantástica. Adorei a cidade, e fiquei no Camping El Greco, as margens do Tejo. Comi muito bem por lá em um pequeno restaurante que encontrei quando estávamos eu e minha esposa perdidos por lá.

Poderá gostar também de: Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...